Credo Atanasiano (Símbolo Quicumque)
Famosa oração de exorcismos!
Todo aquele que quiser ser salvo, antes de tudo é preciso que mantenha a fé católica.
Aquele que não a conservar íntegra e inviolada, sem dúvida perecerá para sempre.
A fé católica é esta: que adoremos um só Deus na Trindade, e a Trindade na Unidade,
sem confundir as Pessoas,
nem separar a substância.
Pois uma é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, e outra a do Espírito Santo.
Mas uma só é a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, igual a glória, coeterna a majestade.
Tal como é o Pai, tal é o Filho, e tal é o Espírito Santo.
O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado.
O Pai é imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso.
O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno.
E, no entanto, não são três eternos, mas um só eterno.
Assim como não são três incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso.
Igualmente, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente.
E, no entanto, não são três onipotentes, mas um só onipotente.
Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.
E, no entanto, não são três deuses, mas um só Deus.
Assim, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor.
E, no entanto, não são três senhores, mas um só Senhor.
Porque, assim como a verdade cristã nos compele a confessar cada Pessoa, individualmente, como Deus e Senhor,
assim a religião católica nos proíbe dizer que há três deuses ou senhores.
O Pai não foi feito, nem criado, nem gerado por ninguém.
O Filho não foi feito, nem criado, mas gerado somente pelo Pai.
O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do Filho.
Há, pois, um só Pai, não três pais; um só Filho, não três filhos; um só Espírito Santo, não três espíritos santos.
E nesta Trindade, nada é anterior ou posterior, nada é maior ou menor;
mas, em sua totalidade, as três Pessoas são coeternas e coiguais entre si.
De modo que, em tudo, como já foi dito, devemos adorar a Unidade na Trindade e a Trindade na Unidade.
Portanto, quem quer ser salvo, deve pensar assim a respeito da Trindade.
Mas, para a salvação eterna, é necessário também crer fielmente na Encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo.
Pois a fé verdadeira é esta: que creiamos e confessemos que nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem.
É Deus, da substância do Pai, gerado antes dos séculos; e é homem, da substância de sua mãe, nascido no tempo.
Perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de alma racional e carne humana.
Igual ao Pai segundo a divindade, menor que o Pai segundo a humanidade.
E, embora seja Deus e homem, não são dois, mas um só Cristo.
Um, todavia, não por conversão da divindade em carne, mas pela assunção da humanidade em Deus.
Ele é um, absolutamente não por confusão de substância, mas pela unidade da Pessoa.
Porque, assim como a alma racional e a carne são um só homem, assim também o único Cristo é Deus e homem.
Padeceu por nossa salvação, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou dos mortos ao terceiro dia.
Subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos.
Em sua vinda, todos os homens ressuscitarão com seus corpos e prestarão contas de seus próprios atos.
E os que tiverem feito o bem irão para a vida eterna, e os que tiverem feito o mal, para o fogo eterno.
Esta é a fé católica, e quem não a crer fiel e firmemente, não poderá ser salvo.
Quicumque vult salvus esse, ante omnia opus est, ut teneat catholicam fidem:
Quam nisi quisque integram inviolatamque servaverit, absque dubio in aeternum peribit.
Fides autem catholica haec est: ut unum Deum in Trinitate, et Trinitatem in Unitate veneremur:
Neque confundentes personas,
neque substantiam separantes.
Alia est enim persona Patris, alia Filii, alia Spiritus Sancti.
Sed Patris, et Filii, et Spiritus Sancti una est divinitas, aequalis gloria, coaeterna maiestas.
Qualis Pater, talis Filius, talis Spiritus Sanctus.
Increatus Pater, increatus Filius, increatus Spiritus Sanctus.
Immensus Pater, immensus Filius, immensus Spiritus Sanctus.
Aeternus Pater, aeternus Filius, aeternus Spiritus Sanctus.
Et tamen non tres aeterni, sed unus aeternus.
Sicut non tres increati, nec tres immensi, sed unus increatus, et unus immensus.
Similiter omnipotens Pater, omnipotens Filius, omnipotens Spiritus Sanctus.
Et tamen non tres omnipotentes, sed unus omnipotens.
Ita Deus Pater, Deus Filius, Deus Spiritus Sanctus.
Et tamen non tres Dii, sed unus est Deus.
Ita Dominus Pater, Dominus Filius, Dominus Spiritus Sanctus.
Et tamen non tres Domini, sed unus est Dominus.
Quia, sicut singillatim unamquamque personam Deum ac Dominum confiteri christiana veritate compellimur:
ita tres Deos aut Dominos dicere catholica religione prohibemur.
Pater a nullo est factus: nec creatus, nec genitus.
Filius a Patre solo est: non factus, nec creatus, sed genitus.
Spiritus Sanctus a Patre et Filio: non factus, nec creatus, nec genitus, sed procedens.
Unus ergo Pater, non tres Patres: unus Filius, non tres Filii: unus Spiritus Sanctus, non tres Spiritus Sancti.
Et in hac Trinitate nihil prius aut posterius, nihil maius aut minus:
sed totae tres personae coaeternae sibi sunt et coaequales.
Ita ut per omnia, sicut iam supra dictum est, et Unitas in Trinitate, et Trinitas in Unitate veneranda sit.
Qui vult ergo salvus esse, ita de Trinitate sentiat.
Sed necessarium est ad aeternam salutem, ut incarnationem quoque Domini nostri Iesu Christi fideliter credat.
Est ergo fides recta ut credamus et confiteamur, quia Dominus noster Iesus Christus, Dei Filius, Deus et homo est.
Deus est de substantia Patris ante saecula genitus: et homo est de substantia matris in saeculo natus.
Perfectus Deus, perfectus homo: ex anima rationali et humana carne subsistens.
Aequalis Patri secundum divinitatem: minor Patre secundum humanitatem.
Qui licet Deus sit et homo, non duo tamen, sed unus est Christus.
Unus autem non conversione divinitatis in carnem, sed assumptione humanitatis in Deum.
Unus omnino, non confusione substantiae, sed unitate personae.
Nam sicut anima rationalis et caro unus est homo: ita Deus et homo unus est Christus.
Qui passus est pro salute nostra, descendit ad inferos, tertia die resurrexit a mortuis.
Ascendit ad caelos, sedet ad dexteram Dei Patris omnipotentis:
inde venturus est iudicare vivos et mortuos.
Ad cuius adventum omnes homines resurgere habent cum corporibus suis:
et reddituri sunt de factis propriis rationem.
Et qui bona egerunt, ibunt in vitam aeternam: qui vero mala, in ignem aeternum.
Haec est fides catholica, quam nisi quisque fideliter firmiterque crediderit, salvus esse non poterit.